Thomas Castro

Thomas Castro

Breaking the CIStem: Design para inclusão e diversidade de gênero

Vivemos em uma sociedade que compulsoriamente classifica as pessoas como homem ou mulher, baseado em características fisiológicas (genital) ao nascer. O nome disso é cisnormatividade, pois é entendido que ser cisgênero, ou seja, ser alguém que se reconhece como pertencendo ao gênero do qual foi designado ao nascer é normal e qualquer outra coisa não. A cisgêneridade implícita é tão evidente que poucas pessoas sabem da existência do termo cisgênero.

No entanto, as diferentes identidades de gênero tem ganhado visibilidade e cada vez mais pessoas estão lutando para serem respeitadas e reconhecidas e isso envolve inclusive uma possível fluidez de gênero.

Saindo da binariedade arbitrária é que surge uma grande questão no design, como perguntar de forma adequada o gênero de uma pessoa? Como podemos criar formulários em que todas as pessoas se sintam consideradas? Como se comportar, perceber, perguntar e utilizar pronomes corretos durante a realização de uma pesquisa?

Empatia é uma competência chave no processo de design, por isso faço esse convite para refletirmos e desconstruirmos essas caixas limitadoras, para que assim possamos projetar experiências mais inclusivas, mais diversas, mais humanas.


Sobre o palestrante

Thomas Castro
Designer com mais de 10 anos de experiência, sendo 9 em ambientes ágeis. Trabalhou para agências, pequenas e grandes empresas de diversos segmentos. Também empreendeu na área de consultoria de UX e serviços para e-commerce. Nos últimos 2 anos e meio, viveu e trabalhou para uma grande empresa na Irlanda.

linkedin.com/in/thomasvcastro