Workshop:
Realidade Virtual (VR), metáforas e ambiente
17 de maio de 2018, das 13:00 às 17:00
Carga horária: 4 horas
Você já deve ter se perguntado em como usar novas tecnologias em contextos e cenários distintos, muitas vezes uma referência estabelecida no mercado.
Por outro lado, também já deve ter usado metáforas para explicar uma situação ou coisas que não eram concretas/tangíveis. “Bola quadrada”, “quebrar um galho”, “passar um pano” ou “ter borboletas no estômago” são algumas das expressões que usamos nessas horas.
Como seria aplicar essa experiência para o desenvolvimento de soluções tecnológicas?
Nesse workshop, o time de design da Samsung SIDIA compartilhará suas experiências com desenvolvimento de soluções para tecnologias emergentes. Esse processo apresenta o espaço como um agente ativo e o contexto como base para as interações, trazendo para o centro da discussão o entendimento sobre o ambiente sociocultural.
Esse workshop foi criado pelo time de design da Samsung SIDIA baseado na Teoria de Abrahan Maslow e a dinâmica “New Metaphors“ criada pelo Imaginaries Lab.
Nesse workshop, você verá:
Breve resumo sobre o conceito e estado da arte do uso do VR
Framework e decks para desenvolvimento de soluções nesse meio
Ideação, prototipação e apresentação com mentoria de especialista em VR
Slides do workshop
Sobre os ministrantes
Marcos Souza: Mestre em design pela UFPE, com expertise em usabilidade de interfaces interativas, pesquisas qualitativas e quantitativas. Atualmente é pesquisador UX na Samsung SIDIA e também atua como product owner em projetos do instituto. Há 2 anos dedica seus esforços ao estudo de ecossistemas de dispositivos wearables e VR na área de saúde, educação e entretenimento, estando envolvido em projetos de proporções globais da Samsung.
https://www.linkedin.com/in/marcossouzacombr
Wilson Prata: possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade
Federal do Amazonas (2003), especialização em Arte Multimídia pela mesma
instituição (2004), MBA em Marketing pela FGV/ISAE AM (2011), Mestrado
(2013) e Doutorado (2017) em Design pela PUC-Rio. Possui expertise em
design centrado no usuário, fortemente em métodos qualitativos. Atualmente é
Chief UX Research no Sidia, instituto de P&D fomentado pela Samsung, onde
trabalha na pesquisa, desenvolvimento e validação de soluções tecnológicas,
tais como apps, jogos, utilitários e ferramentas de produtividade para AR
(Augmented Reality) e VR (Virtual Reality).