Importância do design ético para produtos digitais de saúde
Com o objetivo de difundir a discussão de aplicação de novas tecnologias a projetos digitais sob uma perspectiva ética que é uma questão fundamental na atualidade, e reforçar a discussão sobre como a ética pode auxiliar nesse campo, esta apresentação visa relacionar conceitos teóricos de ética juntamente com implicações sociais com a tecnologia e as ações das grandes empresas.
Dentre os argumentos que trazemos dessas práticas de vigilância das empresas de tecnologia, está o que Shoshana Zuboff define como nova forma de capitalismo, em que os dados são a nova moeda e as pessoas são tratadas como meros recursos para extrair informações. São demonstrados os impactos sociais, políticos e econômicos desse fenômeno, levantando questões sobre privacidade, liberdade individual e os limites éticos da coleta de dados.
O design ético busca garantir que os produtos e serviços tecnológicos sejam concebidos levando em consideração princípios morais, valores humanos e impactos sociais. No contexto da saúde, o design ético é especialmente importante, pois envolve a vida, o bem-estar e a confiança dos indivíduos e está presente em todas as áreas da vida e em todos os tipos de produtos e serviços.
Sobre a pessoa palestrante
Com 10 anos de formação e prática em projetos de Serviços e Produtos Digitais, atuando por diversas consultorias de inovação e tecnologia, realizei projetos para área financeira, saúde e telecomunicação, ajudando a desenhar novas experiências com alto impacto.
Entusiasta do campo de ciências sociais, comecei o movimento de fusão da minha experiência profissional com o campo acadêmico. Atualmente sou mestrando na ESDI em Design e Sociedade.