Lucia Spier

Carreiras liquidas na era da Gen AI: Inseguranças e oportunidades onde a incerteza é a única certeza

As constantes mudanças da era digital fazem com que organizações invistam em novas tecnologias, e mesmo com a empolgação perante a emergente Inteligência Artificial Generativa, ela também gera inseguranças no mercado de trabalho.

Neste contexto, esta palestra se propõe a fazer um paralelo entre fatores sociológicos, como a modernidade líquida de Zygmunt Bauman e a tendência a popularização de carreiras líquidas. Carreiras adaptativas diante da realidade volátil e incerta da era do chat GPT.   
 
Num recorte da área do design, é possível observar a inconstância na forma como estes se denominam. Será por que o design já é uma carreira líquida?

Com a fluidez da realidade contemporânea acelerada pelas inovações tecnológicas, o design tem a oportunidade de ser um dos impulsionadores da humanização da Gen AI. Maximizar o potencial humano e questionar principios éticos relativos a acessiblilidade, inclusão, segurança de dados e proteção de propriedade intelectual, se tornam imprescindíveis para o futuro saudável dessa revolução .


Sobre a pessoa palestrante

Designer de formação com experiência de mais de 14 anos em produtos e serviços digitais. Atuei como professora no curso de pós-graduação de UX da UniRitter, e como palestrante em eventos nacionais e internacionais. Já fui Web Designer, Arquiteta de Informação, UX Designer, Designer de Interação e atualmente sou UX Manager, na ADP. Tantos títulos para denominar um mesmo ofício. Essa constatação foi um dos impulsionadores para a reflexão desta palestra e o retorno ao palco da UX Conf BR.

https://www.linkedin.com/in/luciaspier/