Quem mexeu no meu queij... design?
Está se sentindo num labirinto, seja na empresa ou no mercado, junto com a IA? Sim? E você já mapeou seus caminhos e habilidades para decidir o que fazer? Não? As respostas podem parecer binárias, mas a cada mudança que as novas tecnologias apresentam, podemos nos sentir como Hem, Haw ou um ratinho.
Por isso, é necessário se ancorar cada vez mais no que a pessoa designer precisa fazer de melhor pra movimentar o negócio e a experiência junto do algoritmo: interpretação (o que querem dizer) e análise (como foram coletados) de dados, relacionamento com stakeholders (quem 'tá pagando o custo da nova dupla do mercado) e cenários de interação (quando e onde tudo acontece, até as famosas "alucinações").
Partindo de uma vivência de mais de 10 anos em interfaces conversacionais e da minha experiência mais recente, nessa palestra, usarei a metáfora do livro de Spencer Johnson para mostrar como liderar designers que precisam alimentar a GenAI com o que sabem para que ela faça PARTE do delivery do time - deixando pra trás a busca pelo texto perfeito - e as pessoas foquem muito mais no discovery e análise de resultados, algo que somente elas podem fazer nessa "nova" configuração.
Sobre a pessoa palestrante
Jana Pereira é uma mulher preta nerd que nasceu em SP em 1987. Trabalha com UX e Design há 12 anos, mais precisamente com interfaces conversacionais, tanto de voz quanto de texto. Dá aulas sobre o tema, criou as comunidade VUI BR e Women In Voice Brasil e trabalha como Design Manager sendo case da América Latina no nicho financeiro usando IA Generativa para bots de atendimento .