O poder da influência nas decisões de design
É comum encontrar times de design com uma série de estudos, PPTs e documentos incríveis que após apresentação em uma reunião e recebeu diversos “SIMs” ou ouviu frases como: vamos seguir com esta iniciativa, isso é tudo o que precisamos fazer, vamos apoiar esta ideia, porém, no final, nada evoluiu, tudo foi engavetado.
Sempre que isso acontecia, eu buscava entender: o que deu errado? Será que faltou alguma informação? Precisava melhorar o storytelling da apresentação?, com o tempo, fui aprendendo que o principal recurso para levar algo para frente dentro de uma organização, era a influência e não apenas as habilidades técnicas de design.
Aos pouco fui desenvolvendo esta habilidade e entendendo que a influência deveria ser construída no dia a dia, investindo tempo e energia onde muitas vezes, o resultado, viria no longo prazo, mas se fazia necessário para o que queríamos enquanto design.
Tópicos que irei abordar no desenvolvimento da palestra:
- Tipos de problemas técnicos vs adaptativos;
- Cenários políticos internos e seu motivadores;
- Mapa sistêmico e acordos
Sobre a pessoa palestrante
Diretor de Design e pesquisa no grupo OLX, é professor em cursos de design e produto no @Somos Tera e PUC-RS, além de ser mentor de startups da @Antler. Foi Head de Design e Inovação do UX Lab da TOTVS e diretor de design e inovação da Visa. Estudou Design Multimídia na Escola Panamericana de Artes, Jogos digitais no SENAC.