Viviane Delvequio

Carreira não é só sobre o hoje - repensando nossa relação com o trabalho e o aprender

O quanto que nosso foco no hoje não tem causado mais ansiedade do que ação? Estamos ainda vivendo mudanças agressivas no mercado de tecnologia. Mas quem tem mais tempo na área já viu muitas fases, crescimentos, crises, novos nomes para antigas funções, cortes…Movimentos e mudanças que só tendem a continuar e se intensificar.

Assim, será que temos outras perspectivas para pensar sobre carreira? Algumas que tenho observado e, com as quais, noto novos horizontes de abrindo quando compartilho:

1. Qual a perspectiva de carreira pensando no nosso envelhecimento?
2. Que tipo de conhecimento precisaremos para projetar soluções sem tela?
3. Porque insistir em pensar carreira de uma perspectiva linear ou previsível?

Essas questões vieram da minha própria experiência que não foi linear, que lidou também com vários "meios", que já coleciona 2 décadas (e contando), e que evolui na troca com a comunidade, dando palestras, mentorias, aulas. Ainda que eu leve a informação, a troca acontece. E notar os pontos de inquietação profissional que cada pessoa traz é o que mais tem me motivado a propor que cada um escreva a sua história (que na grande maioria dos casos, está só começando).


Sobre a pessoa palestrante

Gosto de ensinar e orientar, o que se intensificou como necessidade quando assumi uma gestão. Também já fui mentora na ADPList, Mentora, Sebrae-SP e Abstartups; e dou aula de UX Research pela PUC-Minas e de ResearchOps pela Mergo. Essas trocas me deram visão bem ampla das dores de quem está chegando ou se movimentando nesse mercado, de como temos cenários variados e do valor de novos olhares.

www.viviane.work