O futuro das organizações pela perspectiva Design Driven
É bem verdade que quem é designer sabe a importância do seu trabalho para a organização em que atua. Mas também deve ser verdade que muitas vezes fica difícil justificar o investimento em design em áreas como RH, gerência de projetos, áreas meio e convencer as pessoas da importância dele como disciplina impulsionadora da inovação. Afinal, muita gente ainda vê design como desenho.
Será que não existe uma maneira fácil de explicar o poder que o design pode ter, ainda mais em tempos desafiadores de recessão econômica, layoffs intermináveis e retração do mercado? Como se fazer entender e transformar a linguagem técnica de design em algo palpável para as outras áreas da organização e seus executivos?
Como organização, refletimos sobre quais são os benefícios de ser guiados pelo design. Fizemos um estudo do mercado e iniciamos a escrita de um livro colaborativo que traz o ponto de vista de mais de 30 designers sobre como o design pode ajudar as organizações se manterem vivas. Desenvolvemos também um teste rápido para ajudar a identificar o quanto uma empresa é guiada pelo design e se beneficiar disso. É sobre a construção desse estudo que queremos falar nessa palestra relâmpago.
Sobre a pessoa palestrante
Sou Sr Design Manager no CESAR e atuo como responsável por uma linha de investimento em design na organização. Já trabalho com design há mais de 15 anos nas suas mais diferentes formas, em co-criação para mudar resultados de empresas nacionais e multinacionais. Mais do que produtos digitais, trabalho com design para melhorar processos, fluxos e a vida das pessoas.