Por uma regeneração do design: desenvolvimento do design em relação à sociedade
Atualmente, designers vivenciam impasses e dificuldades ao buscar reorientar seus processos projetuais à formas mais conscientes de atuação, que possam colaborar para a resolução das diferentes crises que vivemos como sociedade.
Muitas destas dificuldades se devem à profunda implicação deste campo nos paradigmas e sistemas sociais e econômicos que determinaram e determinam os modos de existência da modernidade.
A palestra tem como intuito apresentar as origens do design e seu contexto socioeconômico, e colocá-lo em discussão sob as lentes de propostas mais contemporâneas, onde há uma busca de alternativas frente à insustentabilidade dos modelos de desenvolvimento vigentes.
Busca-se oferecer contextualização quanto ao surgimento do design industrial sob uma ideologia inspirada pela modernidade e economia liberal e capitalista, e um posicionamento crítico, que busca na ecologia as bases para uma reforma ou reinvenção da noção de design e de seu papel na sociedade.
Sobre a pessoa palestrante
Doutoranda em Design na PUC-Rio e mestra em Design Estratégico. É designer com +15 anos de experiência, Design Lead na Natura &Co e membro do Laboratório de Design Socioambiental da PUC-Rio. Já atuou em empresas de diversos portes - de startups a consultorias multinacionais - em setores como Saúde, Telecom, Serviços Financeiros, Educação, etc. Já foi professora de design na PUC-SP e FIAP. Atualmente, pesquisa regeneração e pensamento de sistemas vivos para criar abordagens de design inovadoras.