UX usuários de diferentes gerações
A palestra aborda o assunto de design de experiência do usuário para um público alvo composto por diversidade geracional. Tem como base minha pesquisa de doutorado voltada para a UX de usuários 60+, na qual pude identificar diferentes comportamentos e vieses, junto a dificuldade de designers de interface - e criadores de experiência - em proporcionar produtos e funcionalidades que possam ser compreendidas de forma fácil e rápida por diferentes grupos geracionais.
Designers de produtos e interfaces digitais em sua grande maioria são pessoas jovens e a tendência é desenhar com base em seu conhecimento e as tendências as quais estão habituados. Porém, há um número significativo de usuários de gerações mais velhas que estão aderindo a produtos digitais - diferentes apps, por exemplo - e ainda possuem dificuldade de compreender linguagens e o que "aquela coisa representa ou faz".
Portanto, não apenas uma questão de design gráfico, mas sim, um ponto de reflexão de como elaborar e criar experiências e interfaces digitais que possam se comunicar melhor com um público cada vez mais diverso e amplo em termos geracionais.
Sobre a pessoa palestrante
Doutora em Comunicação Social (PUCRS), com pesquisa voltada para UX60+. Atua como Product Designer Senior na Dell Tecnologias, sendo responsável pro questões de acessibilidade e usabilidade do produto para diferentes públicos. Professora convidada da Unisinos em cursos de MBA (Design Doing e Métodos Ágeis) e Design de Serviços e Interação) e extensão (Dell Product Design Academy). Atuações anteriores: Tecnopuc Crialab (HP), Ubilab (Globo.com), SAP, Terra Networks e agências de publicidade.