Karla Cruz

Um time de UX Research de alta performance, impacto e influência

No contexto atual de incertezas e dificuldades econômicas, as empresas de tecnologia estão enfrentando desafios significativos, como layoffs, redução de investimentos e a busca incansável por modelos de negócio mais eficientes. Nesse cenário, mesmo os times com propósito e escopo importantes, podem ser impactados. Afinal, o verdadeiro desafio está em mensurar o impacto das áreas, ter pessoas de alta performance e exercer influência.

Quero compartilhar a minha experiência de condução de um time de UX Research, no qual enfrentamos diversos desafios e realizamos experimentações de mudança de processo, entregas e processos, que geraram resultados interessantes. Durante os últimos anos, desenvolvemos rotinas para construir um time de alta performance, criamos um framework que nos posicionou como o time de visão de longo prazo de produto e alavancamos uma OKR de UX Research para orientar o roadmap de desenvolvimento.

Vou contar algumas histórias de sucesso, assim como desafios enfrentados ao longo do caminho, o que tenho feito na condução e na constante necessidade de mudança de um time de UX Research em uma big tech, como líder de um time internacional de UX Research.


Sobre a pessoa palestrante

Gerente Sr. de UX Research na 99/DiDi, com passagem pelo PagSeguro - ambas as empresas foram os primeiros "unicórnios" brasileiros. Com 15 anos de experiência em UX, UX research, estratégia de produtos, design de serviços e design thinking, colaborou com marcas como Samsung, Volvo, Renault, LG, Mondelēz e Walmart. Possui pós-graduação em Design de Interação e MBA em Gestão Empresarial (FGV). Além disso, já colaborou no desenvolvimento de centenas de profissionais em cursos de MBAs e bootcamps.

https://www.linkedin.com/in/karlacruzcosta/