Gabriela Unger Unruh

Sinceridades sobre pesquisa científica e UX

Pesquisa científica é um processo enfadonho, cansativo e injusto, e devido a aspectos diversos, acaba não sendo muito atraente à maioria da comunidade de Design e UX. Apesar de fazermos pesquisa, testes e análises no nosso dia a dia, a pesquisa científica atrai a poucos.

Passei pelo processo de mestrado e doutorado, pesquisando sobre processos em UX tentando agregar conhecimentos relevantes de engenharia para enriquecer a área. Nesse tempo os desafios foram diversos, há muito trabalho árduo, muita desilusão, bloqueio, respostas negativas e cansaço.

Mesmo assim, o rigor científico traz estrutura, respaldo e reconhecimento na sociedade que fazem diferença, se quisermos que nossa área aumente sua credibilidade e o impacto na sociedade, precisamos nos aproximar de práticas de pesquisa e publicação científica. Muita coisa boa é feita dentro das empresas, mas pouco é estruturado cientificamente e compartilhado em publicações.

Para vivermos um futuro com experiências melhores para as pessoas, acredito que precisamos olhar também com uma lente científica, com seriedade e colaboração.
Pretendo explorar um pouco mais os desafios disso, com sinceridade, desilusão, mas também esperança.


Sobre a pessoa palestrante

Sou UX Researcher e proprietária na Hune Design, professora na graduação em Design na PUCPR e autora do livro “Hune: Pesquisa em Design e experiência do usuário”.
Trabalhei na Electrolux em projetos de UX nacionais e internacionais, sendo parte do tempo a responsável pela área de Usabilidade, e trabalhei como gerente de UX na Consulta Remédios.
Sou mestre e doutora em Engenharia de produção e sistemas focada em Design centrado no humano, graduada em Design de Produto, pela PUCPR.

https://br.linkedin.com/in/gabriela-unger-unruh-a9109652