Como salvar o futuro do Design?
A palestra discute os efeitos que a evolução do Design trouxe na última década e como ela levantou preocupações sobre o futuro da profissão. Argumento que, apesar das incertezas e ambiguidades atuais, momentos de turbulência também apresentam oportunidades a serem exploradas e consolidam tendências.
Nesse sentido, a apresentação oferece 7 dicas práticas para que designers possam navegar no presente e em diante: se preparar financeiramente, focar nos principais entregáveis do Design, entregar consistentemente e medir o impacto do trabalho, explorar o potencial da relação entre dados, UX e AI, estimular a criatividade e visão de futuro, integrar serviços e produtos, e produzir modelos de escala.
Durante o ano, pude olhar para tendências e alternativas de futuro conectadas à tecnologia junto aos clientes com quem trabalhei. A palestra vai oferecer uma perspectiva positiva sobre o futuro do Design, apesar dos desafios e incertezas atuais. Incentivo designers a serem proativos, resilientes, e a manterem uma mente aberta, e os convido a explorar a maturidade da profissão, salvando o Design não como foco de nossas ações, mas como um subproduto de nossas atuações.
Sobre a pessoa palestrante
Trabalho há mais de 15 anos na área de Design e Inovação, atualmente com foco em UX para produtos e serviços digitais. Tive passagens por empresas como Copag, DogHero, SumUp e Bayer. Atualmente, trabalho em uma função de Líder de Estratégia de UX no Google, onde elaboro soluções de tecnologia para grandes empresas. Além do dia a dia de trabalho, gosto de produzir conteúdo, desenvolver projetos pessoais e apoiar designers no início de carreira.