Davi Pradines

Design Inclusivo: Incluindo pessoas com deficiência em processos de soluções inovadoras

Hoje, o mercado reconhece a importância da diversidade e investe cada vez mais nessa área negligenciada por muito tempo. Soluções inovadoras estão sendo desenvolvidas, com foco na diversidade racial, étnica, de gênero, tipos de deficiência, etc. Segundo o IBGE, as pessoas com deficiência representam cerca de 24% da população brasileira, tornando-se um público relevante.

Por isso, designers precisam estar preparados para garantir a inclusão desses grupos em seus processos de geração de inovação. Infelizmente, essa realidade ainda não é comum. O desafio está em construir metodologias que superem as estruturas tradicionais eurocêntricas do design e assegurem a diversidade durante todo o processo, garantindo soluções autênticas para as necessidades dessas populações.

Nesse contexto, esta palestra tem como objetivo apresentar a importância e o processo de um estudo de casos reais de projetos que visavam solucionar dores para pessoas com deficiência com foco em gerar insights e resultados com foco em inovação. A proposta é adaptar as estruturas estabelecidas pelo mercado e pela academia de forma inovadora, a fim de trazer uma população marginalizada para o centro do processo de design


Sobre a pessoa palestrante

Me chamo Davi Pradines, sou designer de interação no CESAR e mestrando em design pela CESAR School. Tenho vasta experiência em inovação e experimentação, atuando em projetos diversos. Ao longo da minha carreira, tive o privilégio de trabalhar com clientes renomados, como Samsung, Petrobras, Lenovo, Cateno, entre outros. No âmbito acadêmico, meu foco de estudo está voltado para a diversidade, a população LGBTQIA+ e o decolonialismo no design.

https://www.linkedin.com/in/davipradines/