Explorando o papel da UX ao construir experiências de jogos para crianças autistas
Crianças com autismo tendem a ter menos interesse em assuntos variados e outras vezes muito interesse em assuntos específicos. Pensando em inclusão e processo de aprendizagem por meio de jogos, esta palestra tem como objetivo apresentar resultados de avaliações focadas na experiência do usuário em um jogo desenvolvido para crianças autistas.
Existem vários jogos para este público, porém não com a preocupação de que este contribui para o avanço na qualidade de vida destas crianças. Como jogos podem auxiliar o processo de ensino aprendizagem para crianças com TEA? Com base nesta pergunta e em meio ao design participativo (participação de profissionais, pais e responsáveis e as próprias crianças) está em construção um jogo para auxiliar estas crianças a realizarem atividades rotineiras do dia a dia.
Por meio da aplicação de avaliação de usabilidade e comunicabilidade em protótipos de alta fidelidade do jogo será possível apresentar resultados obtidos para aplicar melhorias no jogo que está em desenvolvimento.
Sobre a pessoa palestrante
Tenho vários artigos publicados em revistas e já apresentei artigos em formato de palestra na CIAWI (Conferência Ibero Americana WWW Internet) em duas ocasiões; em faculdades da região (São Luís e Fatec Catanduva); em Hackathon (Taquaritinga).