Design e desigualdade: estourando a bolha de tomadores de decisão
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Brasil é o 9º país mais desigual do mundo. Aqui, 29,6% da população vive em estado de pobreza ou extrema pobreza (IBGE), realidade impensável para muitos dos tomadores de decisão dentro de instituições financeiras.
Como designer em bancos e fintechs para varejo, parte do meu trabalho é ajudar a adequar a oferta de produtos e serviços considerando os seres humanos a quem eles se destinam, e um dos mais constantes desafios está em dissolver as barreiras entre essas diferentes realidades para garantir a concepção de experiências coerentes e significativas.
Na palestra, compartilho aprendizados sobre como deixar os usuários contarem as suas próprias histórias pode despertar empatia nos tomadores de decisão. Falo sobre descobertas em pesquisas que os sensibilizaram e abriram seus olhos para realidades desconhecidas, e divido histórias que mudaram o rumo de diversas decisões, tornando-as mais centradas em seres humanos brasileiros.
Sobre a pessoa palestrante
Designer, 29, autista. Formado em Design Gráfico, Mestre em Engenharia e Gestão da Inovação e MBA em Branding. Hoje Design Manager no Nubank, mas atuando com neobanks e fintechs desde 2016.