Projetando interfaces inclusivas
A linguagem é um meio de comunicação social, de enunciação e de compreensão que surgiu da necessidade de entendimento nas relações de trabalho. A linguagem nem sempre foi uma ferramenta inclusiva e vários grupos sofrem as consequências deste fato até hoje.
Atualmente, as Tecnologias de Informação e Comunicação vêm evoluindo, assim como a consciência sobre a necessidade de tornar essas ferramentas acessíveis para mais pessoas. Mas, será que quando pensamos em uma tecnologia, estamos pensando em todos os usuários que a utilizam e contribuindo para o fortalecimento das suas culturas?
O objetivo desta palestra é quebrar alguns conceitos sobre usabilidade em interfaces e utilizar dos recursos que temos a disposição para pensar em produtos cada vez mais acessíveis para diferentes pessoas, entendendo que acessibilidade não é um opcional no projeto.
Sobre a pessoa palestrante
Sou formada em Design de Produto pela UFRGS. Trabalho com UX desde 2017, quando fiz o programa Apple Developer Academy de Porto Alegre. Desde 2019, trabalho em times de Design System e Design Ops, contribuindo para melhorar a qualidade e processos dos times. Atualmente trabalho com Design System Ops no Olist.