Giselle Rossi

Giselle Rossi

UX Research + Storytelling: transformando dados de pesquisa em histórias

Já parou pra pensar o quão crítico é o momento da passagem de dados de pesquisa para a fase de ideação, já que muitas vezes quem vai participar desse momento não esteve em campo, especialmente em processos cocriativos? Se essa passagem de conhecimento não for feita adequadamente pode colocar a perder todo o processo de design.

Que tal desenvolver um storytelling com foco na apresentação oral para apresentar dados de pesquisa? E que tal fazer isso para pesquisa qualitativa? E que tal usar storytelling para apresentar todos os dados da sua pesquisa - não importa se quantitativa, qualitativa ou secundária.

Muito se fala sobre o uso de storytelling na elaboração de gráficos, dashboards e infográficos para apresentação de dados, principalmente quantitativos. Mas aqui eu trago um novo uso para o storytelling - a prática real de contar histórias.

Nesta palestra, quero contar a minha experiência prática no uso de storytelling para apresentação de dados de pesquisa (UX Research) em projeto. Além de apresentar os desafios e benefícios do método, pretendo destacar a importância que requer a atividade de consolidação e apresentação dos resultados de uma pesquisa para stakeholders, e provocar a platéia: Quais os propósitos dos seus entregáveis de pesquisa?


Sobre a pessoa palestrante

Giselle é mestre em Design pela CESAR School e trabalha no CESAR, Centro de Inovação de Recife, como gestora do portfólio de produtos e intraempreededorimo. Antes era Consultora em Design de Experiência na mesma empresa.

Giselle está no mercado de desenvolvimento de soluções digitais desde 2000, tendo atuado como designer de interação em reconhecidas empresas de Belo Horizonte e São Paulo, com passagem pelo INDT (Instituto Nokia de Tecnologia) como líder do time de Design & UX.

https://www.linkedin.com/in/gisellerossi/