Projetando questionários inclusivos e diversos para pesquisas online
Por muito tempo os profissionais de design precisavam fazer projetos para um público mais "padrão" , seguindo o perfil de pessoa cis branca heterossexual sem deficiência ou qualquer neurodivergência. Contudo hoje temos uma maior preocupação de projetarmos soluções mais acessíveis para todos os públicos, e isso inclui projetar pesquisas mais inclusivas com o objetivo de entender esse público mais diverso.
A palestra tem o objetivo de apresentar como montar questionários online que sejam inclusivos, tanto para pessoas cis, trans, pessoas trans não binárias, como projetar o questionário para evitar que "trolls" de internet preencham só para atrapalhar( por exemplo escrever helicóptero em gênero), como usar a linguagem neutra de uma forma que não atrapalhe os leitores de tela e não exclua pessoas de baixa visão da pesquisa. Como montar um formulário de uma forma que evite o usuário escrever "brasileiro" em etnia. Também é importante ressaltar quando devemos perguntar o gênero da pessoa, pois as vezes pedimos informações que de fato não são tão importantes.
Durante a palestra falarei um pouco da experiência que tive ao realizar uma pesquisa para o projeto "Among Frontiers" jogo de impacto social focado em diversidade e representatividade de minorias. Também falarei da experiência com a pesquisa do projeto "Extra Life" app que usa gamificação e realidade aumentada para motivar pessoas com depressão.
Sobre o palestrante
Thaly é designer de jogos, ux e empreendedor social. Formado em designer de mídia digital e empreendedorismo pela PUC-Rio, MBA em gestão empresarial pela mesma, e cursando gestão da inovação social no instituto amani. Desenvolve projetos digitais com foco nas áreas de saúde mental, diversidade, inclusão e jogos desde 2012. Atualmente também é product manager na ong TODXS e integrante da equipe da games for change america latina.