Ética na pesquisa de UX design: Quando os achados comprometem os usuários
Nessa palestra eu trago uma reflexão sobre o papel ético do UX researcher. Embora exista uma grande discussão sobre privacidade e utilização de dados dos usuários, não se costuma pensar nos achados de pesquisa da mesma forma.
Como UX designers, somos treinados a usar vários métodos e desenvolvermos diversas habilidades para conseguir informações valiosas com nossos usuários para que possamos entregar melhores produtos e serviços para estas pessoas.
Por muitas vezes porém, as descobertas podem prejudicar os usuários de diversas formas, e nestas situações o designer tem o papel decisivo no compartilhamento destas informações.
Para ilustrar momentos como este, trago 7 situações que ocorreram comigo em diferentes projetos onde os achados de pesquisa geraram alguns conflitos éticos e a forma com que lidei com cada situação.
Acrescento algumas diretrizes aprendidas que podem ser aplicadas nas organizações para facilitar tanto a percepção destes momentos quanto na forma com que se pode lidar com eles sem que a empresa, o profissional ou os usuários sejam prejudicados.
Sobre a palestrante
Trabalhei como UX researcher na Whirpool na área de inovação e no Diili, serviço de IoT para geladeiras comerciais. Fui pesquisadora na B2W para o lançamento do app de pagamento Ame e sou atualmente UX researcher no Banco Original. Trabalho também como UX researcher na TODXS, ONG focada nas população LGBTI+ . Sou formada em design gráfico, publicidade e propaganda e pós-graduada em UX design.