Design Ágil na prática: construindo um marketplace de educação de sucesso sem as práticas convencionais de UX
O mercado do ensino superior privado movimenta cerca de R$50Bi por ano no Brasil e opera com uma ociosidade de aproximadamente 40%. Privilégio de apenas 15% da população adulta que consegue custear seus estudos e muito longe da realidade de outros milhões que alimentam o sonho de uma vida próspera através da educação. De um lado pessoas sem condições de pagar seus estudos e de outro faculdades com salas de aula vazias.
É inspirado nessa missão especial que proponho uma análise da adaptação do Design em startups como a Quero Educação: suportar times de negócio, produto e engenharia de forma ágil e colaborativa em cenários promissores mas de incerteza. Compartilharei como colocamos um produto de alto impacto em um mercado pouco explorado, fazendo alunos encontrarem o curso dos seus sonhos, na faculdade dos seus sonhos, com mensalidades que cabem nos seus bolsos.
Contarei nossos principais desafios e erros de design, e como ajudamos a idealizar um marketplace com baixo custo e Time to Market super reduzido sem as práticas ideais de UX. Como inserimos o usuário no centro do nosso negócio sem necessariamente consultá-lo a cada passo. Como evoluímos o produto e entregamos valor constantemente observando seu comportamento.
Sobre o palestrante
Vim de uma geração formada em Desenho Industrial - inspirada pela Bauhaus e focada em servir universalmente e em escala industrial - que viveu nos anos 2000 a segmentação do design, onde Branding, Design Gráfico e Web Design começaram a formar a nova geração de designers extremamente orientados a experiência. Hoje como Design Manager na Quero Educação, tenho o privilégio de estar usando design e tecnologia para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil para milhares de brasileiros.