Cinco passos essenciais para um workshop de cocriação bem sucedido
Por conta do espírito design thinking que tomou os ambientes corporativos nos últimos anos, os workshops de cocriação passaram a ser onipresentes em projetos de UX. Quando isso aconteceu, meu processo de aprendizado sobre a metodologia correu como tudo na vida: aos trancos e barrancos. Após montar estruturas que pareciam muito eficazes, notei que às vezes elas funcionavam maravilhosamente bem e em outras nem tanto — e a sensação de frustração ocasional fazia com que o processo ganhasse ares de loteria. Com o passar do tempo, fui reunindo peças que funcionavam de forma consistente, e esses rascunhos pessoais acabaram se transformando neste pequeno tratado vivo para um workshop de cocriação bem sucedido.
As cinco diretrizes essenciais são:
1. Tenha tempo, tanto para o preparo quanto para a condução
2. Descubra o perfil dos participantes — e use-o como fio condutor para tudo
3. Conte uma história coerente para seus ouvintes
4. Subir MUITO a barra do benchmark é essencial
5. Ideação: desenvolva um framework para cada projeto
Pretendo contar sobre o meu aprendizado em cada um desses cinco pontos, e quais são as razões que fazem com que sejam tão importantes para qualquer workshop.
Os resultados depois da implementação deste modelo são dinâmicas muito mais consistentes, produtivas e bem sucedidos, tanto para nós designers quanto para os clientes envolvidos.
Slides apresentação:
Sobre a palestrante
Cursei Design Industrial no Mackenzie e fiz pós-graduação em Mídias Interativas no Senac, onde realizei minha tese de conclusão de curso sobre Antropologia Digital. Frequentei ainda o curso Digital Acceleration (Hyper Island), onde tive a oportunidade de conhecer novos métodos para a realização de projetos HCD. Liderei por 7 anos o time de UX na Almap BBDO, onde trabalhei com produtos digitais para Volkswagen e Havaianas. Estou na Try há dois e meio como líder de um dos núcleos de UX, trabalhando com projetos desde as etapas de pesquisa às entregas finais de interface.
https://www.linkedin.com/in/vanessamarques/