O ensino centrado no aluno: a experiência dos Nativos Digitais em sala de aula e a relação com seus professores Imigrantes
Na atual reestruturação do mercado, com novas formas de organização da produção e do consumo e caracterizado mais pela lógica da inovação do que da reprodução, muitas das habilidades são redundantes. Como consequência, muitos países estão enfrentando uma crise de criatividade e uma guerra por talentos -- fatores essenciais para o desenvolvimento da Economia Criativa.
Nesse contexto, a educação, apesar de ser uma dos principal meios para qualificar as pessoas para a sociedade, está sendo questionada. Em um contexto de transformação, ela deve ser o motor do desenvolvimento, contribuir para a qualificação de novos cidadãos e colocar o aluno no centro da atenção. Para isso, entender suas necessidades, para que eles possam ser envolvidos de forma estimulante na sala de aula, é essencial.
Ponto central nessa discussão, os Nativos Digitais são falantes naturais da linguagem digital dos computadores, video-games, celular e da internet. Nasceram e cresceram rodeados dessas tecnologias e pensam,
processam informações e se comunicam de maneira diferente dos seus predecessores. Porém, apesar de sua importância, suas características não estão sendo consideradas nos métodos de ensino, tornando as experiências educacionais ruins.
O tema desta palestra é a aplicação de conceitos de UX em metodologias de ensino por escolas do ensino médio do Rio de Janeiro, visando o estimulo à criatividade, a inovação, ao pensar e ao fazer dos Nativos Digitais.
Slides apresentação
Sobre o palestrante
Graduado em Design, pós-graduado em Marketing e Design Digital e mestre em Gestão da Economia Criativa pela ESPM-RJ. Já trabalhei na Globo.com, Estante Virtual e na Huge, onde ajudei no desenvolvimento de produtos digitais para clientes no Brasil e EUA, como Discovery, Nestlé, Estadão e do bem. Atualmente, trabalho com UX Specialist na squad de app na XP Investimentos
https://www.linkedin.com/in/luizbordim/