Design critique, o segredo para segurança emocional de designers
Design Critique é um encontro em que designers se propõem a comentar um projeto ainda não terminado. Design Critique não é brainstorming ou um workshop de cocriação. Design Critique também não é uma reunião de aprovação. Deve ser um encontro em que os designers se sintam seguros em criticar e serem criticados sobre como o projeto está acontecendo. Aqui a empatia deve ser exercitada com o designer que está dividindo o seu trabalho e suas ideias.
Estabelecer esse encontro como rotina no time de designers aqui no QuintoAndar tem sido uma aposta minha para refinar ainda mais nosso processo e contribuir para o crescimento dos designers e o exercício da argumentação.
Em uma equipe de sete designers, ao implementarmos, tínhamos como objetivos: exercitar apresentação, crítica e storytelling, alinhar os componentes, encontrar inconsistências no produto, acompanhar o projeto de outro designer e reforçar nosso processo sólido de design.
Como resultado, além dos objetivos listados, vimos que nosso maior ganho foi o aumento e fortalecimento da segurança emocional da equipe. Nesta conversa, gostaria de compartilhar como estabelecemos esse processo e principais aprendizados.
Slides da apresentação
Sobre a palestrante
Designer na área de tecnologia, acredita que uma experiência bacana é cercada de produtos e serviços resultantes de uma verdadeira intersecção entre atender necessidades reais de clientes, modelos de negócio sustentáveis e viabilidade técnica. Respira cultura do design e está sempre comprometida em em solucionar problemas de ecossistemas complexos. Adora conectar estrategistas e desenvolvedores para gerar inovação em ideias que ganham vida e impactam o dia a dia das pessoas.
Com formação em Desenho Industrial pela Esdi – Uerj, Ohio State University e Design de Serviço pela EISE/Live Work, atua hoje como UX Lead e Designer de produto no QuintoAndar. Tem passagens pelas startups Dinda.com, Veduca e empresas como Abril Mídia e Globo.com.