UX Maturity
Todo profissional de UX com um mínimo de rodagem já passou pela situação de enfrentar grande resistência para implementar processos de UX dentro de uma empresa - ao ponto de até mesmo se questionar quanto a sua competência como profissional - ao mesmo tempo que em outras empresas a compreensão sobre o assunto fluía com mínimos esforços. Meus primeiros pensamentos a respeito sempre foram o de atribuir essa questão ao segmento, porte, princípios ou tempo de vida da organização. Mas com o tempo essa teoria caiu por terra, visto que muitos desses quesitos eram compartilhados por organizações com abordagens bem diferentes sobre a questão da UX e dos processos centrados no usuário.
Até que um dia, conversando com alguns de meus alunos sobre a questão, um deles soltou a frase: “Isso tudo me parece uma questão de maturidade mesmo”. Foi então que resolvi jogar no Google o termo UX Maturity, e tudo que encontrei e li a respeito mudou profundamente a minha linha de raciocínio sobre a questão, por mais simples e óbvio que tudo parecesse depois.
Na época, o primeiro texto que o Google listou em seus resultados foi o estudo do Nielsen Norman Group sobre o assunto, dividindo essa maturidade das organizações em oito níveis, descritos em dois artigos. Depois me deparei com artigos como o How Mature is Your Organization when it Comes to UX? do UX Magazine, ou o Corporate UX Maturity: A Model for Organizations da UXPA Magazine, entre muitos outros. Mas o que mais fez sentido para mim naquele momento foi um whitepaper produzido pelo pessoal da Macadamian intitulado Introducing UX into the Corporate Culture: A User Experience Maturity Model, que mostra de uma forma muito clara e estruturada que [1] alcançar a excelência no trabalho de UX Design não é apenas uma função ou talento de indivíduos mas sim uma característica organizacional, e que [2] compreender o nível de “maturidade” de uma organização é o primeiro passo crítico para melhorar a entrega efetiva do UX Design e permitir que a empresa avance para o “próximo nível”.
Slides da apresentação
Sobre o palestrante
Edu Agni é especialista em User Experience. Trabalha como Designer há 14 anos, sendo os últimos 7 dedicados as áreas de Arquitetura de Informação, Usabilidade e Pesquisa. Já colaborou em empresas de diferentes segmentos, entre elas a ContaAzul, Grupo iMasters e ESM Marketing Esportivo. É criador e editor do //ux.blog, diretor da UXPA SP e fundador da Mergo User Experience, uma escola focada em cursos na área de UX.