Keynote: Interação para tempos de mudança
O Design e seus processos mais comumente conhecidos são herdeiros da revolução industrial. O foco na racionalização de produção de objetos e de produtos físicos levou ao estabelecimento de ferramentas e de maneiras de projetar que tem contribuído para o surgimento de formas que formam a nossa cultura material. Por sua vez, as metodologias de projeto também seguem uma orientação processsual fabril, cada vez mais focadas em resultados rápidos e, muitas vezes, rapidamente descartáveis.
Neste encontro falaremos da necessidade de rever nossa maneira de projetar, considerando a consolidação das tecnologias digitais. Será apresentado um modelo tentativo de processo e de prática, apelidado de “karma design”, que propõe uma visão evolutiva e constante dos produtos e processos, não de maneira linear, mas sujeita a revisões constantes, a começar pela visão de mundo e de questionamentos constantes sobre o que fazemos e de como fazemos.
Sobre o palestrante
Robson Santos é designer estratégico na empresa PorQueNão? Professor do curso de pós-graduação de Design Centrado no Usuário da Universidade Positivo e professor na pós-graduação do Instituto Europeo de Design em São Paulo.
Já teve passagem em empresas como Itaú e Nokia. Robson tem grande experiência em pesquisa com usuários, com testes de usabilidade e etnografia. Dedica-se também à formação em Psicanálise e ao estudos de Yoga e meditação.
linkedin.com/in/robsonsantos