marcon zanin (uzzer)

marcon zanin (uzzer)

Projetando designers

Grande parte do trabalho de design tem se tornado commodity nos últimos anos, mais especificamente, uma parte do trabalho do designer visual ou do designer de interfaces pode estar ameaçada em um futuro próximo.

Hoje temos uma grande diversidade de templates, frameworks como Material Design, Bootstrap, Foundation, etc. O amadurecimento de algumas padronizações de componentes, e da simplificação das interfaces é evidente, chegamos ao ponto de existirem sistemas que criam sites baseados em Inteligência Artificial, aplicações que evoluem e se moldam baseadas no comportamento dos usuários ou a possibilidade de alterar a estrutura de um site por comandos de voz.

Logo surge uma questão interessante, será que acabamos projetando aplicações e soluções que podem gerar nossa própria obsolescência como profissionais?

Não exatamente, acredito que acabamos trilhando um caminho natural, onde o amadurecimento do mercado e das ferramentas, nos afasta um pouco das atividades táticas e nos leva em direção ao lado mais estratégico.

Desta forma, vejo que os mercados de UX e de design de serviços irão se fortalecer cada vez mais e para os profissionais que quiserem seguir relevantes ou quiserem evoluir com mais velocidade, parece ser necessário a valorização e aprofundamento cada vez maior de disciplinas relacionadas à pesquisa, que buscam entender com mais profundidade os interesses, hábitos e necessidades dos usuários e stakeholders. Outras disciplinas, também importantes, estão relacionados a gestão de projetos e equipes, com destaque para o estudo de métodos ágeis; e naturalmente disciplinas mais relacionadas aos negócios, com grande valor para BI (Business Intelligence).

Estes são alguns dos caminhos que visualizo para nós, designers, nos mantermos relevantes e para sobretudo gerar valor real para os usuários dos produtos e serviços que ajudamos ou iremos ajudar a desenvolver.


Sobre o palestrante

Designer com 10 anos de experiência, tem passagens por agências, produtoras e startups. Já fundou uma startup, falhou e acertou algumas vezes.
Hoje segue aprendendo e empreendendo com a consultoria Uzzer, onde ajuda empresas a criar e evoluir produtos e serviços digitais.

br.linkedin.com/in/marconz