Workshop:
Antropologia aplicada ao design
(Sexta-feira, 19 de Maio das 09:00 às 13:00)
A pesquisa etnográfica tem sido utilizada pelo mercado para pesquisas de caráter pontual e rápida. A investigação consiste compreender o contexto sociais por meio da observação e descrição.
O olhar etnográfico busca perceber a organização do espaço físico e social, para entender as relações sociais existentes. Demanda mais tempo do que os demais métodos de pesquisa, pois necessita de uma imersão e análise mais aprofundada dos dados.
Serão mostrados alguns conceitos da teoria Antropológica Clássica e um conjunto de categorias que auxiliarão em atividades de pesquisas. A proposta desse módulo é que os participantes tenham um breve contato com o método de pesquisa etnográfica, mas que possam arriscar-se a utilizá-la no seu dia a dia.
Conteúdo
1. Introdução à Antropologia
2. Principais escolas e tipos de pensamento
3. Ferramenta de pesquisa
* Conteúdo sujeito a alteração
Sobre a ministrante
Carol Zatorre é Antropóloga, com experiência em projetos de pesquisa em interface com equipes de design. Professora de Pesquisa em Design na Pós Design Centrado no Usuário. Escreve para o canal Antropolodia. Atuou em projetos de pesquisa para empresas como Tigre, Gazeta do Povo, Whirlpool, Itaú.
linkedin.com/in/carol-zatorre