UX para todos (na prática)
Nota-se a preocupação crescente e constante com as interfaces. Porém, muitos de nós esquecemos de considerar a experiência do usuário sob o ponto de vista contextual e também acabamos deixando de lado alguns deles, mas não menos potenciais, como os idosos e as pessoas com deficiência.
Segundo a OMS, com os dados do ano 2011, há um bilhão das pessoas vivendo com algum tipo de deficiência. Já há quase 24 milhões de idosos, como afirma a pesquisa recente do IBGE.
Embora haja avanço na acessibilidade e um número crescente na abordagem do tema de acessibilidade na área de UX, além do desenvolvimento de alguns sites e aplicativos acessíveis, ainda carecemos de conhecimentos e experiências para concretizar a entrega de produtos e serviços acessíveis para os públicos mencionados acima.
Sobre a palestrante
Designer há 10 anos e atua com UX há mais de 5 anos. Especialista em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. Já passou pelas empresas como Editora Abril e Terra. Atualmente, está no Valor Econômico e tem estudado sobre como podemos fazer mais e melhor para todos por meio de design e UX.
linkedin.com/in/beatrizlonskis