Haidée Lima

Haidée Lima

O que Design da Experiência pode contribuir para a adoção de crianças no Brasil?

Existem dois caminhos para a concretização do desejo da parentalidade: o caminho biológico e o caminho da Adoção. Esse caminho possui especificidades próprias que a fazem um percurso de vários obstáculos até a efetivação do desejo de ser pai ou mãe.
Especificidades estas que favorecem o seu aspecto burocrático que, em certo ponto, faz-se necessário para a sua concretização.

Essa apresentação busca, baseada na pesquisa realizada em 2017, contribuir para a melhoria da experiência dos pretendentes a pais neste processo, mais especificadamente no período de espera entre a entrada no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e a concretização da Adoção, com a chegada do filho tão esperado. Este procedimento foi investigado a partir da perspectiva do Design Anthropology que possui os meios necessários para uma pesquisa mais aprofundada de um problema tão complexo quanto a Adoção.

Esta nova disciplina, nascida do encontro do Design e da Antropologia, oferece ferramentas para uma percepção mais profunda dos problemas sociais, assim, possibilitando a capacidade de influenciar fortemente os processos de Design. Para este estudo foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, etnografia digital e, também, pesquisa bibliográfica. Os dados foram triangulados para que pudesse ser feito um retrato mais completo do grupo de pessoas estudado.


Slides da apresentação

Existem dois caminhos para a concretização do desejo da parentalidade: o caminho biológico e o caminho da Adoção. Esse caminho possui especificidades próprias ...

Sobre a palestrante

Com graduação em artes plásticas pela USP, comecei a trabalhar com o início do boom da web, em 1996. Após passagens por várias empresas de novas mídias vim trabalhar no CESAR. Foi também no braço educacional do CESAR School que fiz meu mestrado, em 2017.

https://www.linkedin.com/in/haidee-lima-5a37205/